FANDOM

Jornais (1).jpg
Em geral, a tiragem de um jornal é diária, mas tiragens semanais ou quinzenais também podem acontecer. Outra característica importante que difere um jornal de outros projetos editoriais como livros e revistas é que normalmente seus cadernos não são nem colados, nem encapados, nem grampeados e nem costurados.

Os jornais contemporâneos normalmente são impressos em um tipo específico de papel espesso e áspero - o papel-jornal ou "papel de imprensa"-, cortado em folhas de tamanhos padronizados, a saber:

•Tamanho Standard - entre 56cm x 32cm, 60cm x 38cm e 75cm x 60cm.

•Tamanho Tablóide - cerca de 38cm x 30cm.

•Tamanho Tablóide Berlinense (ou Europeu) - cerca de 47cm x 31,5cm.

CadernosEditar

Dcsetedias z.jpg
O conteúdo editorial dos jornais costuma ser dividido em diferentes cadernos temáticos, apresentando um ou vários destes assuntos:

•A capa do jornal, com o resumo das principais notícias do país e do mundo

•Notícias nacionais – em geral ao colocadas nas primeiras páginas do primeiro caderno.

•Notícias internacionais – em geral seguem as notícias nacionais no primeiro caderno.

•Ciência e Tecnologia – em geral é a última página do primeiro caderno.

•Notícias locais e regionais - Quase sempre são editados cadernos específicos para este segmento.

•Economia – pode ser um caderno a parte, ou estar integrado ao primeiro caderno quando houver pouco a noticiar, como no caso de um dia útil pós-feriado ou nas segundas feiras.

•Esporte e Automobilismo - também costuma receber um caderno específico com todas as notícias relevantes sobre esportes.

•Cultura (Cinema, Música, Teatro, Televisão) – quase sempre no sudeste costuma-se reservar o segundo caderno para esta categoria.

•Turismo – normalmente é editado junto com notícias regionais e locais, mas pode ganhar um caderno específico também.

•Informática – matérias sobre tecnologias, vírus, hackers, lançamentos e classificados neste segmento.

•Família – é um importante caderno, pois cria um vínculo institucional entre o leitor e o jornal.

•Moda – É comum ser editado como integrante do segundo caderno, porém, aos sábados, costuma-se abrir um caderno especial sobre moda, é quando os filhos estão em casa e o marido também, então sobra um pouco mais de tempo para o que se considera “mulher moderna” dedicar-se a si mesma.

Outros cadernos e encartesEditar

Como o jornal também é um veículo de utilidade pública e de publicidade e entretenimento, pode ser considerado como uma espécie de revista diária. Assim, outros cadernos e encartes podem ser apresentados:

EditorialEditar

Artigos que expressam a opinião institucional com ou sem assinatura individual do editor do jornal. Assim como nas revistas, é um espaço para o editor comunicar-se diretamente com seu público-alvo.

ExpedienteEditar

Listagem da equipe da redação (pelo menos a direção, as chefias e as editorias), dados de tiragem e circulação, mais endereços e telefones para contato, assinaturas, números atrasados etc.

Cartas dos leitoresEditar

Cartas selecionadas pela redação (ou pelo Ombudsman, comentando temas abordados, pautas noticiadas recentemente ou sugerindo matérias para novas matérias.

ObituárioEditar

Falecimentos, geralmente agrupados junto aos anúncios fúnebres no caderno de cultura.

Coluna SocialEditar

Notas e fotos de personalidades em festas e eventos sociais. A coluna social pode vir como parte integrante do caderno de cultura ou ser apresentada á parte, com um caderno específico sobre este tema.

Tempo e Clima - previsões meteorológicasEditar

Podem acompanhar tanto a página de ciência e tecnologia como finalizar o caderno de economia.

Horóscopo - previsões astrológicasEditar

Quase sempre encontra-se no mesmo caderno da agenda cultural Este caderno costuma trazer também efemeridades e curiosidades com fatos históricos atuais e informações gerais.

Charge ou Cartum Editar

Poderão ocorrer por quase todo o jornal. Na capa e em qualquer um dos cadernos, sempre que o editor optar por este recurso.

Quadrinhos ou tiras desenhada Editar

Geralmente publicados em tiras de três ou quatro quadros em preto e branco durante a semana e em encarte especial e colorido aos domingos, como suplemento.

Palavras-cruzadas, Caça-palavras e atualmente Sudoku Editar

Em geral ocupam a última página do caderno cultural durante a semana e ocupam o caderno encarte da família aos domingos, como suplemento.

Classificados, Imóveis e Empregos Editar

Anúncios pequenos, geralmente pagos por terceiros, podendo ser tanto pessoas físicas como jurídicas. Ao longo da semana é comum separar cadernos especiais dedicados a segmentos específicos dos classificados, como Empregos, no domingo, Imóveis nos domingos, Carros e Motos, nas quintas feiras, como suplemento, etc.

Jornal de Bairro Editar

É um suplemento especial e extremamente local, em geral, com uma formatação e diagramação distinta do projeto do jornal e editada em dia específico da semana, por exemplo, nas quartas feiras, como suplemento.

Também no FANDOM

Wiki aleatória