FANDOM

A grade (grid) é o conjunto de linhas ou áreas de marcação cuja função é organizar conteúdos em relação espaço da página, estabelecendo o número de colunas, o espaço entre elas e as margens da página.

A grade pode ser definida como “uma solução planejada para determinados problemas permitindo ao designer criar diferentes layouts contendo uma grande variedade de elementos, sem, todavia, fugir da estrutura predeterminada" (HULBURT, 199 p.82).

A grade (grid), em um projeto gráfico de revista, é responsável pela unidade das diferentes edições da publicação, de forma que, mesmo que o conteúdo varie bastante de uma para outra, todas tenham sempre "a cara” daquela revista. Ela consiste num conjunto específico de relações de alinhamento que funcionam como guias para a distribuição dos elementos em um formato.

Um dos elementos padronizados pelo grid é a margem. A margem constitui-se na área livre entreimpresso e a borda da página. Ela existe, segundo Müller (1982), por razões estéticas, ou seja, tornar aleitura mais agradável (arejamento), e também por razões técnicas.

Também no FANDOM

Wiki aleatória