FANDOM


Feira Internacional ArtRio 2013Editar

Header artrio


ArtRio, Feira Internacional de Arte do Rio de Janeiro, um dos mais importantes eventos de arte da América Latina, assim é reconhecida por galeristas e  colecionadores do mundo. O Rio definitivamente entrou como um dos roteiros do calendário internacional de artes visuais. Mais de 100 galerias do planeta estarão presentes nessa edição de 2013. Esse ano com novidades no Anexo 4 do Pier Mauá, dois

 novos programas, o Vista que traz projetos experimentais e o LUPA e arroz, de arte monumental. A feira tem ainda um polo de alimentação com grandes nomes da gastronomia carioca. O belo lugar completa o charme do evento com vista para o mar, atraindo pessoas do mercado de artes e também curiosos interessados pela badalação do mundo das Fines Arts. Esse ano, a feira ArtRio inaugurou ontem e acontecerá entre os dias 5 e 8 de setembro, no charmoso Píer Mauá.  

Seis colunas ao invés de trêsEditar

6 colunas

Ao dividir o diagrama em seis colunas, obtém-se mais flexibilidade na disposição dos blocos de texto, das legendas e das imagens

6 colunas 2

O exemplo mostra a aplicação de mobilidade dos blocos de texto, legendas e imagens, tornando o layout agradável.

O diagrama de seis colunas permite maior flexibilidade já que podemos combinar colunas de diferentes formas criando layouts flexíveis e mutantes ao longo da revista. As opções são inúmeras para a construção de índices, editoriais, propaganda, etc. Otexto poderá ser diagramado conforme melhor exigir a matéria. A grade de seis colunas permite que uma mesma revista apresente diagramas com duas, três,cinco colunas com recuo ou mais possibilidades de arranjo de colunas.





Trabalhando com duas colunasEditar

2 colunas

Pode haver dificuldade nesse layout, pois exige o uso de muito branco para tornar a peça impressa agradável.

2 colunas 2

Embora bem legíveis, duas colunas fixas podem tornar o texto monótono e exigem muita criatividade do designer, como ocorre no bem sucedido projeto gráfico da National Geographic.

Uma estrutura de diagramação fixada em duas colunas pode tornar a peça editorial muito monótona se não houver o devido cuidado no seu projeto gráfico, pois o designer terá que lidar com menos recursos de mobilidade nas colunas e o desenho da revista pode setornar pesado em termos de legibilidade e monotonia.

Alguns recursos podem fazer das duas colunas um bom diagrama, como o recuo das colunas na página, o que proporciona espaço para aplicação de focos visuaisdiferentes, como títulos ou imagens. Por exemplo, uma grade de cinco colunas onde a quinta coluna fica oculta e as outras quatro são agrupadas duas a duas, criando a aparência de duas colunas. O layout apresentado na figura ao lado tenta apresentar a dificuldade de trabalhar com duas colunas, exigindo o uso de muito branco e de imagens dentro da massa de texto para tornar a peça arejada e agradável para a leitura.

Exemplos bem sucedidos de usos pontuais do diagrama de duas colunas podem ser vistos nas revistas da Gol, da Tam, pois, como são revistas bilíngües, apresentam esta necessidade de layout e, como já mencionado, anteriormente, no projeto editorial da revista National Geographic.


Quatro colunasEditar

4 colunas

Diagrama em quatro colunas.

4 colunas 2

O layout ao lado ilustra a mobilidade proporcionada pelas quatro colunas,mas sempre levando em conta a legibilidade do texto.

Da mesma forma que vimos no diagrama de seis colunas, que permite maior flexibilidade de formas do que diagramas de três colunas, a divisão em quatro colunas flexibilizará as páginas com diagramas de duas colunas, dando ao designer mais condições de fluir o texto de formas diferentes.

A figura ao lado ilustra a mobilidade de arranjo proporcionada pelas quatro colunas, porém, a legibilidade do texto deve ser sempre levada em consideração. Repare como neste exemplo, um mesmo diagrama de quatro colunas pode vir apresentado como duas colunas ou ocupando três colunas onde uma coluna tem a largura definida na grade e a segunda coluna ocupa a largura de duas colunas na grade. Desta forma, o design fica muito versátil e dinâmico, não havendo possibilidade de espaço para a monotonia.


Cinco colunasEditar

5 colunas

Diagrama em cinco colunas.

5 colunas2

O diagrama em cinco colunas oferece um número também muito rico de possibilidades.

Quando o diagrama divide a página em cinco colunas, nos abre a possibilidade de trabalharmos as colunas duas a duas, propiciando um bom jogo visual na forma do desenho da página. O grande cuidado, nesse caso, é evitar usar colunas individuais para texto sem a necessária redução do corpo da letra - assim como linhas de texto muito extensas comprometem a legibilidade, linhas curtas demais proporcionam textos muito hifenizados e comprometem a beleza deste.

Um dos modelos mais usados de colunas com larguras diferentes é o de quatro colunas com larguras duas a duas. Um pouco trabalhoso de usar, esse diagrama permite obter resultados surpreendentes, favorecendo muito o arejamento e a distribuição das matérias e proporcionando alta legibilidade e facilidade de distribuição dos títulos, textos e fotos. O exemplo da figura ao lado ilustra as possibilidades de variação e a mobilidade dos blocos que compõem o layout.


Elaborado pelo prof. André Furtado – Departamento de Expressão Gráfica – UFRGS - 2009

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.