FANDOM


Livro3.jpg
O design de um livro começa pelo projeto da capa. A capa literalmente vende um livro como uma embalagem ou um auto-display. É um espaço onde o designer pode comunicar ao leitor sobre o conteúdo da obra. Para que este objetivo seja atingido, é importante dar atenção ao tipo de acabamento, o papel empregado, tanto no miolo como na capa, o formato e a resistência que a capa do livro terá quando este for manuseado.

As capas servem tanto para proteger como para promover a venda de um livro. Uma simples visita a uma mega-store de livros é suficiente para ilustrar a diversidade e abundância de livros amontoados em displays, gôndolas e prateleiras lotadas. Daí a fundamental importância de um bom projeto gráfico capaz de destacar este livro entre tantos outros.

Nestas livrarias, é fácil perceber que o vendedor assume um mero papel de orientador e isso quando e somente quando solicitado pelo cliente. Logo, é a capa quem e o que de fato vende o livro. Existem dois tipos básicos de capa:

• Livros tipo brochura com capas feitas em papel cartão em alta gramatura e eventualmente laminadas.

• Livros de capa dura com cadernos costurados

Alguns livros feitos com capa dura recebem ainda uma sobre capa em papel cuchê, impressos em off-set e com laminação fosca (matte) ou brilhosa (glossy), que permite a impressão de cores em alta qualidade. Este recurso é muito importante por diversos fatores:

- Aumenta a durabilidade e protege a capa principal

- É um espaço que pode ser ricamente explorado do ponto de vista gráfico como também como vitrine para acrescentar informações extras ao leitor que intensifiquem o apelo promocional do livro.

- As capas não precisam necessariamente serem produzidas em 4 cores, podem ser impressas em duas, três ou mesmo ser monocromáticas, inclusive sendo totalmente pretas. A capa pode ter camada dupla com recorte da capa principal e dobra em outra cor formando um relevo em duas cores. Pode receber acabamento em relevo, em hot-stamping, receber verniz localizado entre outros muitos acabamentos que resultam em capas elegantes e com grande poder de atração. Na capa deve constar:

• Título

• O nome do autor

• A marca e o nome da editora

Na capa, deve-se respeitar as leis de unidade e ritmo. Letras de famílias lapidárias são bem vindas pois são de fácil leitura, porém, naturalmente que no caso de o design do livro pedir um determinado estilo, o que vale é a harmonia do projeto. Ilustrações são muito interessantes, fotos com bons closes são ainda mais apreciáveis, todavia,use-as com bom-senso.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória